Regulamento Copa Botequim GP Kart 2019

COPA BOTEQUIM GP DE KART SÉRIES 2020 - REGULAMENTO


I – O CAMPEONATO

 A Copa Botequim GP de Kart é um campeonato de karts de aluguel disputado desde 2016 no vale do Itajaí. É um campeonato amador e tem como principal objetivo proporcionar momentos de confraternização entre amigos e amantes do esporte e isto deve ser sempre preservado acima de qualquer competitividade.

 

II – PARTICIPANTES

 Qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar. Não é necessário nenhuma experiência prévia no kart, bem como possuir equipamentos para participar das corridas.

 

III – LOCAL E DATAS

A temporada das Séries será disputada em 8 etapas entre os meses de março a outubro.

As etapas serão disputadas nas seguintes datas e locais:


Etapa 1 - 19/03
Etapa 2 - 16/04

Etapa 3 - 28/05

Etapa 4 - 25/06

Etapa 5 - 23/07

Etapa 6 - 13/08

Etapa 7 -10/09

Etapa 8 - 01/10

 

Traçados
Cada etapa será realizada em um traçado diferente, que serão divulgados assim que houver uma definição.

Horários: 
Todas as etapas terão início às 20 horas.

*Caso haja impossibilidade de disputar uma etapa na data agendada, esta será transferida para a quinta-feira seguinte (considerando a disponibilidade do kartódromo).

 

IV – FORMA DE DISPUTA 

 IV.I. – CATEGORIAS


A Copa Botequim GP Séries será dividida em 1, 2 ou 3 categorias dependendo do número de inscritos no campeonato. Cada categoria terá o máximo de 16 pilotos.


As categorias serão divididas em; Série Ouro, Série Prata e Série Bronze.

A divisão dos pilotos nas categorias será de acordo com as posições no Ranking do Botequim GP, onde os melhores colocados entrarão na Série Ouro, e assim sucessivamente.

Também deverão seguir as seguintes regras para formação das categorias:
- pilotos que já venceram uma bateria na história da Copa Botequim GP Kart não poderão disputar a Série Bronze.

- pilotos que já foram campeões da Copa Botequim GP devem obrigatoriamente disputar a Série Ouro.

 

*Não será permitido ao piloto correr em outra categoria que não a determinada pela organização do campeonato.
 

IV.II. – INSCRIÇÕES


 Os pilotos devem se inscrever através do site www.botequimgp.com.br e efetuar o pagamento da taxa via depósito bancário e enviar o comprovante para o email: botequimgp@gmail.com ou por whatsapp ao organizador do campeonato.

Os pilotos que fizerem a inscrição, estarão inscritos por toda a temporada.

Valores


A taxa de inscrição terá o valor de R$50,00 (cinquenta reais).


Este valor não será devolvido em hipótese alguma ao piloto (desistência, etc). 


Portanto só se inscreva se realmente puder participar.


 

IV.III. – PRESENÇA NAS ETAPAS E DESISTÊNCIA

 

Presume-se que os pilotos inscritos neste campeonato se comprometem a participar das 8 etapas, não sendo necessário confirmação de presença antes de cada etapa.

 

Em caso de falta em uma etapa, o piloto deverá pagar uma multa de R$10,00 (dez reais) na etapa seguinte.

 

Caso o piloto falte duas etapas seguidas ou três alternadas, este será considerado desistente do campeonato e sua vaga será oferecida a um outro piloto. Caso nenhum outro piloto preencha a vaga, o piloto desistente poderá retornar mediante pagamento de uma nova taxa de inscrição.
 

IV.IV – DEFINIÇÃO DO GRID DE LARGADA

  

Não teremos tomada de tempo em nenhuma das etapas. 

Na primeira etapa do campeonato, as posições de largada serão definidas pela ordem inversa do rankeamento dos pilotos, sendo que o melhor rankeado largará em último e o pior rankeado larga em primeiro.

Nas demais etapas, as posições de largada serão definidas pela inversão da ordem de chegada da etapa anterior, ou seja, o vencedor da etapa larga na última posição na etapa seguinte e assim sucessivamente.

Piloto que não participar de uma etapa largará na última posição na etapa seguinte. caso dois ou mais pilotos faltem, o melhor classificado no campeonato larga à frente.

IV.V – DURAÇÃO DAS BATERIAS


Cada bateria terá duração de 20 minutos de corrida.

IV.VI. – VALOR DAS BATERIAS


Cada bateria tem o valor de R$130,00* (AINDA A CONFIRMAR, PODENDO SER MAIS) que deverão ser pagos ao organizador do campeonato 20 minutos antes do início (Acréscimo de R$7,00 em caso de pagamento no cartão).


*Em hipótese alguma o piloto poderá correr e pagar após a corrida.

 

IV.VII. – SISTEMA DE PONTUAÇÃO


O sistema de pontuação dará pontos aos 15 primeiros colocados de cada bateria e serão distribuídos da seguinte forma:


1º lugar - 22 pontos.
2º lugar - 18 pontos.
3º lugar - 16 pontos.
4º lugar - 14 pontos.
5º lugar - .12 pontos.
6º lugar - .10 pontos.
7º lugar - 9 pontos. 
8º lugar - 8 pontos.
9º lugar - 7 pontos. 
10º lugar - 6 pontos. 
11º lugar - 5 pontos.

12º lugar - 4 pontos.
13º lugar - 3 pontos.
14º lugar - 2 pontos.

15º lugar - 1 ponto.

Descarte
Todo piloto terá seu pior resultado no campeonato descartado. Sendo assim, sua pontuação será a soma de seus 7 melhores resultados no campeonato.


Os descartes serão aplicados na tabela de classificação do campeonato após o fim da 4ª etapa do campeonato.

*O piloto que tiver maior número de pontos após a soma de seus 7 melhores resultados será o campeão!


*Em caso de empate no número de pontos os critérios de desempate são: Maior número de vitórias, maior número de 2ºs lugares, e assim sucessivamente (considerando os 4 resultados válidos). Caso persista o empate, o resultado descartado servirá como critério de desempate.

V – ORDEM DAS CATEGORIAS E CRONOGRAMA DAS ETAPAS

Em todas as etapas a ordem das categorias e horário das etapas será da seguinte forma:

.

20:00 - Série Bronze
20:45 - Série Prata
21;30 - Série Ouro
.

CRONOGRAMA DAS ETAPAS
- Todas as etapas terão o briefing da primeira bateria marcada para as 20 horas.


- As demais baterias serão marcadas sempre com 45 minutos de diferença entre elas.


- O piloto deve chegar 40 minutos antes do horário de sua bateria, realizar o pagamento e dirigir-se até a sala de briefing.


- 10 minutos antes da corrida, será feito o sorteio dos karts.


- Será feito um Briefing com os pilotos antes do início da bateria, sendo OBRIGATÓRIO a participação de todos os pilotos.


*O cronograma de todo evento poderá sofrer eventuais atrasos por problemas que podem ocorrer. Mesmo assim recomendamos que todos os pilotos cheguem pelo menos 40 MINUTOS antes do horário de sua corrida, bem como sejam pacientes em caso de atraso de sua bateria.


*Em hipótese alguma uma bateria será atrasada para esperar a chegada de algum piloto faltante.

 

VI – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E PUNIÇÕES

Após o término de cada bateria, a organização vai colocar o resultado da corrida, bem como eventuais punições, fixado em um local onde todos possam ver e conferir.

Os pilotos terão 10 minutos para pedir revisão do resultado caso ache que seu resultado na pista está diferente do resultado do cronômetro, ou por qualquer outro motivo.

Se algum piloto pedir revisão do resultado dentro do tempo estabelecido, havendo ou não mudança... o resultado oficial será novamente exposto em local público.

Caso algum piloto se sinta prejudicado em uma corrida por conta de um toque, batida ou manobra, informe ao diretor de prova após a corrida dentro do prazo de 10 minutos ou então converse com o outro piloto que causou o incidente com calma, para que possam resolver tudo da melhor forma possível. Ninguém é piloto profissional e nem dono da verdade, e o intuito do campeonato é divertir-se.

Nenhum tipo de insulto, ofensa, ou agressão a outro piloto ou à organização do campeonato serão tolerados. Nem pessoalmente, nem no grupo do whatsapp ou rede sociais. E caso ocorra, será analisado pela organização que pode aplicar advertência, suspensão e até expulsão do campeonato.

Caso o diretor de prova veja algum incidente de corrida que julgue ser passível de punição, este pode aplicar uma advertência, uma punição ou até desclassificação do piloto.

Atitudes passíveis de advertência: toques leves na traseira do kart de outro piloto, gesticulação excessiva para outros pilotos e/ou direção de prova, etc. Advertência é apenas um aviso para o piloto, não tendo qualquer influência no resultado final.

Atitudes passíveis de punição: reincidência nas ações que resultaram e advertência, ganho de posições resultantes de toques no adversário, provocar acidentes por imprudência ou erro claro.

Em qualquer um dos casos, a punição aplicada será um acréscimo de 10 SEGUNDOS ao tempo final do tempo.

*caso haja um falha do sensor de um piloto punido que não conste seu tempo total na cronometragem, será considerado a posição do kart imediatamente posterior à sua posição de pista + 10 segundos.

Atitudes passíveis de desclassificação: causar deliberadamente um acidente, bater propositalmente seu kart em outro piloto, fazer gestos ofensivos a outros pilotos e/ou à direção de prova. DIRIGIR-SE A UM FISCAL DE PROVA pós-corrida para reclamar ou questionar algo sobre corrida.

TODA E QUALQUER RECLAMAÇÃO DEVERÁ SER FEITA EXCLUSIVAMENTE COM O DIRETOR DE PROVA.

A decisão do diretor de prova é soberana e deve ser respeitada.

*NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES OU REVISÕES DE RESULTADO APÓS O PRAZO DE 10 MINUTOS DE SUA PUBLICAÇÃO.

VII – DEFINIÇÃO DOS KARTS E LASTRO

A definição de qual kart cada piloto usará em cada etapa será determinado por sorteio feito 10 minutos antes de cada etapa pelo diretor de prova.

O piloto não poderá mexer em nenhuma regulagem do kart além do ajuste do banco, nem pedir para que qualquer funcionário do kartódromo o faça. Caso isso ocorra, o piloto será primeiramente advertido e em caso de insistência será desclassificado.

Em todas as categorias o lastro será de 90kg

Os karts serão lastreados com pesos de 5kg que serão colocados no kart e o máximo de lastro que um piloto pode usar no kart é 20kg.

Caso o piloto não atinja o peso mínimo de sua categoria mesmo com os 20kg de lastro no kart, os pilotos deverão usar pesos no corpo ou no banco do kart afim de atingir o peso mínimo do campeonato.

Após o término da corrida, todos os pilotos deverão pegar seus lastros e DIRIGIR-SE IMEDIATAMENTE até a balança para a realização da pesagem, que será feita nos próximos 10 minutos.

O peso do piloto usando todos os equipamentos de corrida (macacão, capacete, luva, etc) + lastro usado em seu kart e no corpo deve ser igual ou maior a 90kg com uma tolerância de 100 gramas a menos sem que o piloto sofra uma punição.

Se a diferença de peso for maior que 100 gramas o piloto será punido sendo colocado na última posição do resultado da corrida.

VIII – TROCAS DE KART

O piloto que quiser trocar de kart antes do início da corrida por qualquer motivo, receberá uma punição de 10 segundos no resultado final da corrida.

Se o piloto trocar de kart durante a corrida, não receberá nenhuma penalização.

IX – EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PRA CORRER

Todo piloto, obrigatoriamente, deverá usar equipamentos de segurança para correr. Estes são:
- capacete (fornecido gratuitamente pelo kartódromo)


- Luva e balaclava. (O Botequim GP tem balaclava de algodão à venda por R$10,00.)


- macacão: o kartódromo aluga macacão ao preço de R$10,00 por corrida.  

X- PREMIAÇÕES

Em todas as etapas serão entregues troféus aos 5 primeiros colocados de cada bateria.
Ao final da temporada serão entregues troféus para os 3 melhores classificados do campeonato de cada categoria.

 

XI - REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA NA PISTA

A Copa Botequim GP de Kart é um campeonato que promove a amizade entre os competidores e isto deve ser sempre colocado acima de qualquer disputa.

Temos apenas um organizador e diretor de prova (além dos fiscais de pista do kartódromo) que, obviamente, não podem ver tudo que acontece na pista. Porém somos todos adultos e contamos com o bom senso de todos.

Todos queremos ganhar, mas é importante ter cuidado e respeito com os adversários para não causarmos nenhum incidente, que possa prejudicar a corrida de outro piloto, e/ou acidente, que possa vir a machucar alguém.

 

Em quatro temporadas de Copa Botequim de Kart, já tivemos toques e acidentes em nossas corridas, mas NUNCA tivemos desentendimento entre pilotos e SEMPRE o espírito de amizade e confraternização foi mantido por mais que um piloto tenha se sentido prejudicado. E contamos com a colaboração de todos para que isso continue assim.

Por isso, recomendamos que tenham muito cuidado ao ultrapassar. A preferência da curva é sempre de quem está na frente. Porém, quem está na frente também não pode fechar a porta para quem estiver tentando ultrapassá-lo. Escolha um lado da pista e permaneça nele. Se houver um toque, que resultou em um ganho de posição, tenha bom senso e devolva a posição.

E no final da temporada todos nós vamos celebrar o campeonato com a CONFRATERNIZAÇÃO DOS PILOTOS e familiares, onde vamos queimar uma carne, tomar uma cerveja e dar boas risadas.

Vamos todos nos divertir!!!!!

 

XII – TERMO DE RESPONSABILIDADE

Todo piloto que se inscrever na Copa Botequim GP de Kart está ciente de que se trata de uma atividade de risco.


 Assumindo total e plena responsabilidade tanto no âmbito civil como penal, em relação a todo e qualquer acidente que ele venha a sofrer ou causar na disputa do campeonato, isentando a organização de qualquer responsabilidade por danos físicos, emocionais ou materiais que venha a sofrer ou causar.  
Declarando que participa das provas por livre e espontânea vontade e risco, arcando com todas as despesas e ônus que forem causados.


QUANDO O PILOTO CONFIRMAR SUA INSCRIÇÃO NO CAMPEONATO ELE CONFIRMA QUE LEU E CONCORDOU COM TODOS OS ITENS DESTE REGULAMENTO.

*A organização do campeonato poderá alterar itens deste regulamento quando achar necessário, devendo informá-las aos pilotos sempre que fizer.

*Casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização do campeonato

© 2018 -  por Botequim GP - Todos os direitos reservados