Regulamento Copa Botequim GP Kart 2020

COPA BOTEQUIM GP DE KART 2020 - REGULAMENTO


I – O CAMPEONATO

 A Copa Botequim GP de Kart é um campeonato de karts de aluguel disputado desde 2016 no vale do Itajaí. É um campeonato amador e tem como principal objetivo proporcionar momentos de confraternização entre amigos e amantes do esporte e isto deve ser sempre preservado acima de qualquer competitividade.

 

II – PARTICIPANTES

 Qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar. Não é necessário nenhuma experiência prévia no kart, bem como possuir equipamentos para participar das corridas.

*menores de 18 anos podem participar dependendo da aprovação da organização do campeonato (mediante análise da experiência no esporte, entre outras coisas)

 

III – LOCAL E DATAS

A temporada será disputada em 9 etapas entre os meses de fevereiro a novembro no Kartódromo Internacional Beto Carrero, em Penha (SC).
*A etapa 3 do dia 17/05 será disputada no kartódromo Speedway em Balneário Camboriú-SC.

As etapas serão disputadas nas seguintes datas e locais:


GP SP UNIFORMES - 09/02
Etapa 2 - 15/03

Etapa  - 05/04 - CANCELADA EM VIRTUDE DO COVID-19

Etapa 3 - 17/05*

Etapa 4 - 21/06

Etapa 5 - 12/07

Etapa 6 - 23/08

GP F1 BRAZILIAN BROTHERS - 20/09

GP FONTE IMOBILIÁRIA - 18/10

GP SPEED VISTORIAS - 08/11

(Seja nosso patrocinador e coloque o nome da sua empresa em uma de nossas etapas: https://www.botequimgp.com.br/seja-um-patrocinador)

Traçados
Cada etapa será realizada em um traçado diferente, que serão divulgados assim que houver uma definição.

Horários: 
Todas as etapas terão início às 13 horas.

*Caso haja impossibilidade de disputar uma etapa na data agendada, esta será transferida para o domingo seguinte (considerando a disponibilidade do kartódromo).

*Caso seja necessário alterar alguma data (que não esteja dentro do item anterior), a organização deverá obrigatoriamente comunicar os pilotos com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

 

IV – FORMA DE DISPUTA 

 IV.I. – CATEGORIAS


A Copa Botequim GP de Kart será dividida em 4 categorias de igual valor e importância, sendo 3 delas diferenciadas pelo peso mínimo de lastro (Mais detalhes no item IV.). Além de uma categoria exclusivamente feminina.  Eis as categorias:


- FEMININA (lastro em 75kg, exclusiva para mulheres).

- B80 (lastro em 80kg)
- B90 (lastro em 90kg).
- B100 (Lastro em 100kg).

 

*Não será permitido ao piloto trocar de categoria após a realização da primeira etapa (09/02), mesmo que o piloto não tenha participado. Se quiser correr em outra categoria terá que pagar o valor correspondente à inscrição na categoria extra.
 

IV.II. – INSCRIÇÕES


 Os pilotos devem se inscrever através do site www.botequimgp.com.br e efetuar o pagamento da taxa via depósito bancário e enviar o comprovante para o email: botequimgp@gmail.com ou por whatsapp ao organizador do campeonato.

*QUEM FIZER A INSCRIÇÃO EM UMA SEXTA (APÓS ÀS 18 HORAS) OU SÁBADO VÉSPERAS DE ALGUMA ETAPA, DEVERÃO OBRIGATORIAMENTE FAZER PAGAMENTO VIA PICPAY OU MERCADO PAGO (via cartão de crédito).

Os pilotos poderão se inscrever em mais de uma categoria, porém devem ficar atentos quanto ao peso e quantidade de lastro que deverá utilizar (Ex: não é recomendado um piloto que pesa 60kg se inscrever na categoria B100, pois precisará de 40kg de lastro para se adequar à categoria, o que é inviável).

Os pilotos que fizerem a inscrição, estarão inscritos por toda a temporada.

Valores


A taxa de inscrição terá o valor de R$50,00 (ciquenta reais) para correr em apenas UMA CATEGORIA DE PESO (B80, B90, B100) e SEM TAXA DE INSCRIÇÃO para correr na categoria F.EMININA (paga apenas o valor da bateria nas etapas que participar).


- Caso o piloto queira se inscrever para mais de uma categoria deverá pagar um acréscimo de R$30,00 (trinta reais) por categoria extra.


Este valor não será devolvido em hipótese alguma ao piloto (desistência, etc). 


Portanto só se inscreva se realmente puder participar.


 

IV.III. – CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA NAS ETAPAS


Após efetuada a inscrição os pilotos serão adicionados a um grupo de confirmação no whatsapp, onde os pilotos deverão CONFIRMAR PRESENÇA antes de cada etapa do campeonato para poder correr.

Cada categoria terá um grupo de confirmação. Se o piloto se inscrever em mais de uma categoria, deverá confirmar presença em ambos os grupos.

A lista de confirmação será aberta sempre às 12;00h da sexta-feira que antecederá a etapa e se encerrará às 16 horas de sábado véspera da etapa.

 

Após encerrada a confirmação de presença, em até 1 hora serão divulgadas a lista de pilotos e horários de cada bateria.

* O PILOTO QUE NÃO CONFIRMAR PRESENÇA NA LISTA OFICIAL DA NO GRUPO DE CONFIRMAÇÃO DO WHATSAPP NÃO PODERÁ PARTICIPAR DA CORRIDA.


* O PILOTO QUE CONFIRMAR PRESENÇA E NÃO PARTICIPAR DA CORRIDA PAGARÁ UMA MULTA DE R$20,00 NA PRÓXIMA ETAPA QUE PARTICIPAR. 


* SE O PILOTO CONFIRMAR PRESENÇA E FALTAR NA CORRIDA POR 2 VEZES, ESTE SERÁ CONSIDERADO DESISTENTE E CASO QUEIRA PARTICIPAR NOVAMENTE TERÁ QUE PAGAR UM NOVA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CAMPEONATO.


* O grupo do whatsapp será o único meio onde os pilotos poderão confirmar presença, bem como a organização enviar comunicados sobre o campeonato.

*Confirme presença apenas se irá mesmo participar, para evitar esta penalidade.

.

  

IV.IV. – FORMAÇÃO DAS BATERIAS


25 pilotos é o número máximo que pode participar de cada bateria.

*Com excessão da Etapa 3 onde o número máximo por bateria será de 15 pilotos.


Em caso de 26 ou mais confirmados DENTRO DE UMA MESMA CATEGORIA, os pilotos serão divididos da seguinte forma:

26 a 50 pilotos confirmados = 2 baterias.

51 a 75 pilotos confirmados = 3 baterias.

76 a 100 pilotos confirmados = 4 baterias.

e assim sucessivamente...

*Com excessão da Etapa 3 onde-se abre uma segunda bateria a partir de 16 confirmados, e assim sucessivamente...

Caso isso ocorra na primeira etapa do campeonato, a distribuição dos pilotos em cada bateria será feita por sorteio.


A partir da segunda etapa a definição será por classificação do campeonato, ou seja, os pilotos melhores classificados formam uma bateria, e assim sucessivamente.


O número de baterias será decidido e informado aos pilotos na véspera da etapa e não serão alteradas mesmo em caso de falta de pilotos em uma ou mais baterias.


O piloto que não conseguir participar de sua bateria não poderá participar de outra na etapa.

IV.V – DURAÇÃO DAS BATERIAS


Cada bateria terá duração de 20 minutos, sendo 5 minutos de tomada de tempo para formação do grid de largada e 15 minutos de corrida.

IV.VI. – VALOR DAS BATERIAS


Cada bateria tem o valor de R$130,00 (centro e trinta reais) que deverão ser pagos ao organizador do campeonato 20 minutos antes do início (Acréscimo de R$7,00 em caso de pagamento no cartão).


*Em hipótese alguma o piloto poderá correr e pagar após a corrida.

 

IV.VII. – SISTEMA DE PONTUAÇÃO


O sistema de pontuação dará pontos aos 15 primeiros colocados de cada bateria e serão distribuídos da seguinte forma:


1º lugar - 22 pontos.
2º lugar - 18 pontos.
3º lugar - 16 pontos.
4º lugar - 14 pontos.
5º lugar - 12 pontos.
6º lugar - 10 pontos.
7º lugar - 9 pontos.
8º lugar - 8 pontos.
9º lugar - 7 pontos.
10º lugar - 6 pontos.

11º lugar - 5 pontos.

12º lugar - 4 pontos.

13º lugar - 3 pontos.

14º lugar - 2 pontos.

15º lugar - 1 ponto.

*No caso da Etapa 3, onde terá no máximo 15 pilotos por bateria, por votação entre os pilotos, as categorias B90 e B100 decidiram manter a pontuação acima, porém com distribuição até o 9º colocado. Já na categoria B80 escolheram diminuir a pontuação , da seguinte forma:
1º lugar - 14 pontos.
2º lugar - 12 pontos.
3º lugar - 10 pontos.
4º lugar - 8 pontos.
5º lugar - 7 pontos.
6º lugar - 6 pontos.
7º lugar - 5 pontos.
8º lugar - 4 pontos.
9º lugar - 3 pontos.

**Em caso de 2 ou mais baterias por etapa todas terão o mesmo sistema de pontuação. Sendo assim, cada etapa poderá ter 2 ou mais vencedores em cada categoria.

Descarte
Todo piloto terá seus 2(dois) piores resultados no campeonato descartados. Sendo assim, sua pontuação será a soma de seus 7 melhores resultados no campeonato.


Os descartes serão aplicados na tabela de classificação do campeonato após o fim da 5ª etapa do campeonato (para fins de formação das baterias para as etapas 6, 7, 8 e 9).

*O piloto que tiver maior número de pontos após a soma de seus 7 melhores resultados será o campeão!


*Em caso de empate no número de pontos os critérios de desempate são: Maior número de vitórias, maior número de 2ºs lugares, e assim sucessivamente (considerando os 7 resultados válidos). Caso persista o empate, os resultados descartados servirão como critério de desempate. Se mesmo assim permancecer o empate, compara-se quem tem o melhor resultado na última corrida, penúltima, etc...

V – ORDEM DAS CATEGORIAS E CRONOGRAMA DAS ETAPAS

A categoria FEMININA sempre será a primeira a correr, com o briefing marcado para às 13 horas. Nas demais categorias será feito um revezamento na ordem de qual categoria correrá primeiro e por último, da seguinte forma:

.

Etapa 1 - 09/02 - (B80, B90, B100)
Etapa 2 - 08/03 - (B100, B80, B90)

Etapa  - 05/04 - (B90, B100, B80) - CANCELADA

Etapa 3 - 17/05 - (B80, B90, B100)

Etapa 4 - 21/06 - (B100, B80, B90)

Etapa 5 - 12/07 - (B90, B100, B80)

Etapa 6 - 23/08 - (B80, B90, B100)

Etapa 7 - 20/09 - (B100, B80, B90)

Etapa 8 - 18/10 - (B90, B100, B80)

Etapa 9 - 08/11 - (B80, B90, B100)

*A ordem das baterias dentro da mesma categoria (caso haja mais de uma) será sempre começando com os piores classificados e terminando com os líderes.

CRONOGRAMA DAS ETAPAS
- Todas as etapas terão o briefing da primeira bateria marcada para as 13 horas, sendo OBRIGATÓRIO a participação de todos os pilotos da respectiva bateria.


- As demais baterias serão marcadas sempre com 45 minutos de diferença entre elas.


- O piloto deve chegar 40 minutos antes do horário de sua bateria, realizar o pagamento e dirigir-se até a sala de briefing.


- 10 minutos antes da corrida, será feito o sorteio dos karts.
 


*O cronograma de todo evento poderá sofrer eventuais atrasos por problemas que podem ocorrer. Mesmo assim recomendamos que todos os pilotos cheguem pelo menos 40 MINUTOS antes do horário de sua corrida, bem como sejam pacientes em caso de atraso de sua bateria.


*Em hipótese alguma uma bateria será atrasada para esperar a chegada de algum piloto faltante.

 

VI – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E PUNIÇÕES

Após o término de cada bateria, a organização vai colocar o resultado da corrida, bem como eventuais punições, fixado em um local onde todos possam ver e conferir.

Os pilotos terão 10 minutos para pedir revisão do resultado caso ache que seu resultado na pista está diferente do resultado do cronômetro, ou por qualquer outro motivo.

Se algum piloto pedir revisão do resultado dentro do tempo estabelecido, havendo ou não mudança... o resultado oficial será novamente exposto em local público.

Caso algum piloto se sinta prejudicado em uma corrida por conta de um toque, batida ou manobra, informe ao diretor de prova após a corrida dentro do prazo de 10 minutos ou então converse com o outro piloto que causou o incidente com calma, para que possam resolver tudo da melhor forma possível. Ninguém é piloto profissional e nem dono da verdade, e o intuito do campeonato é divertir-se.

Nenhum tipo de insulto, ofensa, ou agressão a outro piloto ou à organização do campeonato serão tolerados. Nem pessoalmente, nem no grupo do whatsapp ou rede sociais. E caso ocorra, será analisado pela organização que pode aplicar advertência, suspensão e até expulsão do campeonato.

Caso o diretor de prova veja algum incidente de corrida que julgue ser passível de punição, este pode aplicar uma advertência, uma punição ou até desclassificação do piloto.

Atitudes passíveis de advertência: toques leves na traseira do kart de outro piloto, gesticulação excessiva para outros pilotos e/ou direção de prova, etc. Advertência é apenas um aviso para o piloto, não tendo qualquer influência no resultado final.

Atitudes passíveis de punição: reincidência nas ações que resultaram e advertência, ganho de posições resultantes de toques no adversário, provocar acidentes por imprudência ou erro claro.

Em qualquer um dos casos, a punição aplicada será um acréscimo de 10 SEGUNDOS ao tempo final do tempo.

*caso haja um falha do sensor de um piloto punido que não conste seu tempo total na cronometragem, será considerado a posição do kart imediatamente posterior à sua posição de pista + 10 segundos.

Atitudes passíveis de desclassificação: causar deliberadamente um acidente, bater propositalmente seu kart em outro piloto, fazer gestos ofensivos a outros pilotos e/ou à direção de prova. DIRIGIR-SE A UM FISCAL DE PROVA pós-corrida para reclamar ou questionar algo sobre corrida.

TODA E QUALQUER RECLAMAÇÃO DEVERÁ SER FEITA EXCLUSIVAMENTE COM O DIRETOR DE PROVA.

A decisão do diretor de prova é soberana e deve ser respeitada.

*NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES OU REVISÕES DE RESULTADO APÓS O PRAZO DE 10 MINUTOS DE SUA PUBLICAÇÃO.

VII – DEFINIÇÃO DOS KARTS E LASTRO

A definição de qual kart cada piloto usará em cada etapa será determinado por sorteio feito 10 minutos antes de cada etapa pelo diretor de prova.

O piloto não poderá mexer em nenhuma regulagem do kart além do ajuste do banco, nem pedir para que qualquer funcionário do kartódromo o faça. Caso isso ocorra, o piloto será primeiramente advertido e em caso de insistência será desclassificado.

O campeonato terá 4 categorias, onde cada uma tem uma definição de peso: 75kg na categoria FEMININA, 80kg na categoria B80, 90kg na categoria B90 e 100kg na categoria B100.

Os karts serão lastreados com pesos de 5kg que serão colocados no kart e o máximo de lastro que um piloto pode usar no kart é 20kg.

Caso o piloto não atinja o peso mínimo de sua categoria mesmo com os 20kg de lastro no kart, os pilotos deverão usar pesos no corpo ou no banco do kart afim de atingir o peso mínimo do campeonato.

Após o término da corrida, todos os pilotos deverão pegar seus lastros e DIRIGIR-SE IMEDIATAMENTE até a balança para a realização da pesagem, que será feita nos próximos 10 minutos.


Caso o piloto não vá se pesar em até 10 minutos após o fim da corrida, será desclassificado.   

O peso do piloto usando todos os equipamentos de corrida (macacão, capacete, luva, etc) + lastro usado em seu kart e no corpo deve ser igual ou maior a 75kg na categoria FEMININA, 80kg na categoria B80, 90kg na categoria B90 e 100kg na categoria B100, com uma tolerância de 100 gramas a menos sem que o piloto sofra uma punição.

Se a diferença de peso for maior que 100 gramas o piloto será desclassificado da corrida.

VIII – TROCAS DE KART

O piloto que quiser trocar de kart antes ou durante a tomada de tempo para a formação do grid ou após o fim da tomada de tempo e antes da largada, por qualquer motivo, automaticamente será punido e largará na última posição do grid.

Após o início da tomada de tempo, o piloto que entrar para os boxes, TROCANDO OU NÃO DE KART, não poderá voltar à pista antes do fim da sessão de tomada de tempo.

Caso, o faça, receberá uma punição de 10 segundos na corrida.

Após a bandeirada final o piloto deverá se dirigir à pista para alinhar seu kart na última posição do grid.  Caso ele vá novamente para os boxes, tomará uma punição de 10 segundos na corrida.

Se o piloto trocar de kart durante a corrida, não receberá nenhuma penalização.

IX – EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PRA CORRER

Todo piloto, obrigatoriamente, deverá usar equipamentos de segurança para correr. Estes são:
- capacete (fornecido gratuitamente pelo kartódromo)


- Luva e balaclava. (O Botequim GP tem balaclava de algodão à venda por R$10,00.)


- macacão: o kartódromo aluga macacão ao preço de R$10,00 por corrida.  

X- PREMIAÇÕES

Em todas as etapas serão entregues troféus aos 5 primeiros colocados de cada bateria.
Ao final da temporada serão entregues troféus para os 3 melhores classificados do campeonato de cada categoria.

 

XI - REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA NA PISTA

A Copa Botequim GP de Kart é um campeonato que promove a amizade entre os competidores e isto deve ser sempre colocado acima de qualquer disputa.

Temos apenas um organizador e diretor de prova (além dos fiscais de pista do kartódromo) que, obviamente, não podem ver tudo que acontece na pista. Porém somos todos adultos e contamos com o bom senso de todos.

Todos queremos ganhar, mas é importante ter cuidado e respeito com os adversários para não causarmos nenhum incidente, que possa prejudicar a corrida de outro piloto, e/ou acidente, que possa vir a machucar alguém.

 

Em quatro temporadas de Copa Botequim de Kart, já tivemos toques e acidentes em nossas corridas, mas NUNCA tivemos desentendimento entre pilotos e SEMPRE o espírito de amizade e confraternização foi mantido por mais que um piloto tenha se sentido prejudicado. E contamos com a colaboração de todos para que isso continue assim.

Por isso, recomendamos que tenham muito cuidado ao ultrapassar. A preferência da curva é sempre de quem está na frente. Porém, quem está na frente também não pode fechar a porta para quem estiver tentando ultrapassá-lo. Escolha um lado da pista e permaneça nele. Se houver um toque, que resultou em um ganho de posição, tenha bom senso e devolva a posição.

E no final da temporada todos nós vamos celebrar o campeonato com a CONFRATERNIZAÇÃO DOS PILOTOS e familiares, onde vamos queimar uma carne, tomar uma cerveja e dar boas risadas.

Vamos todos nos divertir!!!!!

 

XII – TERMO DE RESPONSABILIDADE

Todo piloto que se inscrever na Copa Botequim GP de Kart está ciente de que se trata de uma atividade de risco.


 Assumindo total e plena responsabilidade tanto no âmbito civil como penal, em relação a todo e qualquer acidente que ele venha a sofrer ou causar na disputa do campeonato, isentando a organização de qualquer responsabilidade por danos físicos, emocionais ou materiais que venha a sofrer ou causar.  
Declarando que participa das provas por livre e espontânea vontade e risco, arcando com todas as despesas e ônus que forem causados.


QUANDO O PILOTO CONFIRMAR SUA INSCRIÇÃO NO CAMPEONATO ELE CONFIRMA QUE LEU E CONCORDOU COM TODOS OS ITENS DESTE REGULAMENTO.

*A organização do campeonato poderá alterar itens deste regulamento quando achar necessário, devendo informá-las aos pilotos sempre que fizer.

*Casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização do campeonato

© 2018 -  por Botequim GP - Todos os direitos reservados