Regulamento e Inscrição Copa Botequim GP Kart 2022

COPA BOTEQUIM GP DE KART 2022 - REGULAMENTO


I – O CAMPEONATO

A Copa Botequim GP de Kart é um campeonato de karts de aluguel disputado desde 2016 no vale do Itajaí. É um campeonato amador e tem como principal objetivo proporcionar momentos de confraternização entre amigos e amantes do esporte e isto deve ser sempre preservado acima de qualquer competitividade.

 

II – PARTICIPANTES

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar. Não é necessário nenhuma experiência prévia no kart, bem como possuir equipamentos para participar das corridas.

*menores de 18 anos podem participar dependendo da aprovação da organização do campeonato (mediante análise da experiência no esporte, aprovação de um responsável, etc.)

 

III – LOCAL E DATAS

A temporada será disputada em 8 etapas entre os meses de fevereiro a novembro no kartódromo Beto Carrero em Penha (SC)

As etapas serão disputadas nas seguintes datas:

Etapa 1 - 05/02 
Etapa 2 - 12/03
Etapa 3 - 30/04
Etapa 4 - 04/06
Etapa 5 - 16/07 
Etapa 6 - 20/08 
Etapa 7 - 17/09 
Etapa 8 - 08/10 

Horários:
Todas as etapas terão início às 14 horas.

*Caso haja impossibilidade de disputar uma etapa na data agendada, esta será transferida para o dia seguinte (domingo), considerando a disponibilidade do kartódromo.

*Caso não seja possível transferir para o dia seguinte, a decisão sobre a  nova data caberá à organização do campeonato.

*Caso seja necessário alterar alguma data (que não esteja dentro do item anterior), a organização deverá obrigatoriamente comunicar os pilotos com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

IV. – CATEGORIAS


A Copa Botequim GP de Kart será dividida em 2 categorias de igual valor e importância, sendo diferenciadas pelo peso mínimo de lastro (Mais detalhes no item XIII). Eis as categorias:


- LEVES (lastro em 80kg)
- PESADOS (lastro em 95kg).

*IMPORTANTE*

SE ALGUMA CATEGORIA TIVER MENOS QUE 20 INSCRITOS OU SE TIVER MENOS DE 50 PILOTOS INSCRITOS NO TOTAL ATÉ DIA 30/12/2021, O CAMPEONATO SERÁ DISPUTADO EM CATEGORIA ÚNICA COM LASTRO EM 90KG

V – INSCRIÇÕES


Os pilotos devem se inscrever através do formulário abaixo abaixo: 
 

A taxa de inscrição para toda a temporada é de R$300,00 (trezentos reais) para uma categoria e R$450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) para duas categorias

DESCONTOS POR FREQUÊNCIA NA TEMPORADA ANTERIOR

Pilotos que participaram de pelo menos 5 Etapas na temporada 2021 receberão descontos na inscrição da temporada 2022. 

Valores para pilotos que participaram em 2021 de:

9 Etapas = R$120,00 uma categoria / R$180,00 duas categorias

8 Etapas = R$140,00 uma categoria / R$210,00 duas categorias

7 Etapas = R$160,00 uma categoria / R$240,00 duas categorias

6 Etapas = R$180,00 uma categoria / R$270,00 duas categorias

5 Etapas = R$200,00 uma categoria / R$300,00 duas categorias

Relação dos pilotos com direito a desconto

- OS CUPONS TERÃO VALIDADE ATÉ O DIA 30/12/2020 (quem fizer inscrição após esta data perde o direito ao desconto)

Os pilotos que fizerem sua inscrição com o campeonato já em andamento para correr o restante da temporada irá pagar os seguintes valores:

R$40,00 x número de etapas que restam no campeonato (para uma categoria)

R$60,00 x número de etapas que restam no campeonato (para duas categorias)

INSCRIÇÕES PARA ETAPAS ÚNICAS

- Caso um piloto opte por não correr toda a temporada ele pode ser inscrever para correr em apenas uma ou mais etapas. Neste caso os valores cobrados por etapa são:

R$40,00 uma categoria / R$60,00 duas categorias

*IMPORTANTE*

OS PILOTOS QUE SE INSCREVEREM EM DUAS CATEGORIAS E SE, O CAMPEONATO TORNAR-SE DE CATEGORIA ÚNICA, O PILOTO FICARÁ COM O VALOR DA DIFERENÇA DE CRÉDITO PARA SER USADO NAS BATERIAS. O VALOR NÃO SERÁ DEVOLVIDO!

FORMULÁRIO DE INSRIÇÃO

arrow&v
Categoria(s)

*IMPORTANTE*

SE ALGUMA CATEGORIA TIVER MENOS QUE 20 INSCRITOS OU SE TIVER MENOS DE 50 PILOTOS INSCRITOS NO TOTAL ATÉ DIA 30/12/2021, O CAMPEONATO SERÁ DISPUTADO EM CATEGORIA ÚNICA COM LASTRO EM 90KG

OS PILOTOS QUE SE INSCREVEREM EM DUAS CATEGORIAS E SE, O CAMPEONATO TORNAR-SE DE CATEGORIA ÚNICA, O PILOTO FICARÁ COM O VALOR DA DIFERENÇA DE CRÉDITO PARA SER USADO NAS BATERIAS. O VALOR NÃO SERÁ DEVOLVIDO

CAMISETA 2022.png
Tamanho da camiseta

Obrigado pelo envio! Em breve entraremos em contato via whatsapp

 

V.I. – PAGAMENTO DAS BATERIAS NO DIA DA ETAPA

 

Além da taxa da inscrição o piloto também deve pagar em cada etapa o valor de suas baterias
 

O valor das baterias vai variar de acordo com o número de participações do piloto ao longo do campeonato, sendo que as cobranças serão regressivas conforme o piloto vai participando do campeonato, da seguinte forma:

1ª participação na temporada  = R$230,00 (R$220,00 se pagar em dinheiro)

2ª participação na temporada  = R$220,00 (R$210,00 se pagar em dinheiro)

3ª participação na temporada  = R$210,00 (R$200,00 se pagar em dinheiro)

4ª participação na temporada  = R$200,00 (R$190,00 se pagar em dinheiro)

5ª participação na temporada  = R$190,00 (R$180,00 se pagar em dinheiro)

6ª participação na temporada  = R$180,00 (R$170,00 se pagar em dinheiro)

7ª participação na temporada  = R$170,00 (R$160,00 se pagar em dinheiro)

8ª participação na temporada = R$160,00 (R$150,00 se pagar em dinheiro)

Ou seja se o piloto participar de todas as etapas da temporada ele pagará em média R$195,00 por etapa (R$185,00 se pagar em dinheiro)

O pagamento deverá ser feito 20 minutos antes do início da bateria ao organizador do evento.


*Em hipótese alguma o piloto poderá correr e pagar após a corrida.

VI – CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA NAS ETAPAS

Para poder participar das etapas os pilotos precisam confirmar a presença da seguinte forma:

Via whatsapp:

Após efetuada a inscrição os pilotos serão adicionados a um grupo de confirmação no whatsapp, onde os pilotos deverão CONFIRMAR PRESENÇA antes de cada etapa do campeonato para poder correr.

Cada categoria terá um grupo de confirmação. Se o piloto se inscrever em mais de uma categoria, deverá confirmar presença em ambos os grupos.

A lista de confirmação pelo whatsapp será aberta sempre às 12;00h da sexta-feira que antecederá a etapa e se encerrará às 16 horas de sábado véspera da etapa.

Após encerrada a confirmação de presença, em até 1 hora serão divulgadas a lista de pilotos e horários de cada bateria.

* O PILOTO QUE NÃO CONFIRMAR PRESENÇA NA LISTA OFICIAL DA NO GRUPO DE CONFIRMAÇÃO DO WHATSAPP NÃO PODERÁ PARTICIPAR DA CORRIDA.


* O PILOTO QUE CONFIRMAR PRESENÇA E NÃO PARTICIPAR DA CORRIDA PAGARÁ UMA MULTA DE R$20,00 NA PRÓXIMA ETAPA QUE PARTICIPAR.

*CASO O PILOTO CONFIRME PRESENÇA E NÃO PARTICIPE DA ETAPA POR 2 ETAPAS ELE SERÁ CONSIDERADO DESISTENTE DO CAMPEONATO E NÃO PODERÁ MAIS PARTICIPAR A NÃO SER QUE PAGUE UMA NOVA TAXA DE INSCRIÇÃO.



* O grupo do whatsapp será o único meio onde a organização enviará comunicados sobre o campeonato.

*Confirme presença apenas se irá mesmo participar, para evitar esta penalidade.

 

 

VII – FORMA DE DISPUTA

Nas 7 primeiras etapas do campeonato, em cada categoria, todo piloto vai correr 2 baterias (Bateria 1 e Bateria 2) com duração de 15 minutos cada.

Os 3 primeiros colocados de cada bateria, disputam uma bateria extra de 10 minutos (Final Sprint)

Na última etapa do campeonato, em cada categoria, todo piloto vai correr 1 bateria de 30 minutos (Não tem final Sprint), com 1 parada obrigatória para troca de kart (ver item

VII.I - FORMAÇÃO DO GRID DE LARGADA BATERIAS 1 E 2

Na primeira etapa do campeonato o grid de largada para a Bateria 1 será definido por sorteio. O grid de largada da Bateria 2 será a inversão do grid de largada da Bateria 1, ou seja quem largou na pole position na Bateria 1 larga em último na Bateria 2 e assim sucessivamente.

A partir da segunda etapa o grid da Bateria 1 será definido pela classificação do campeonato (o líder do campeonato larga na pole, o vice-líder em 2º e assim sucessivamente). O grid de largada da Bateria 2 será a inversão do grid de largada da Bateria 1.

Na última etapa o grid de largada será definido pela classificação do campeonato (o líder do campeonato larga na pole, o vice-líder em 2º e assim sucessivamente)

VII.II - FORMAÇÃO DOS GRUPOS DE BATERIAS

O número máximo de pilotos na pista correndo uma mesma bateria é 20.

Como nosso campeonato não tem limite de inscritos, caso tenha 21 ou mais pilotos confirmados em uma etapa NA MESMA CATEGORIA, estes serão divididos em 2 ou mais grupos da seguinte forma:

Até 20 pilotos confirmados = 1 grupo

De 21 a 40 pilotos confirmados = 2 grupos (GRUPO A, GRUPO LÍDERES)

De 41 a 60 pilotos confirmados = 3 grupos (GRUPO A, GRUPO B, GRUPO LÍDERES)

De 61 a 80 pitotos confirmados = 4 grupos (GRUPO A, GRUPO B, GRUPO C, GRUPO LÍDERES)
E assim sucessivamente.

Os pilotos de cada grupo correrão as Baterias 1 e 2 entre si respeitando a regra do grid de largada explicada no item VII.I

Na primeira etapa do campeonato os grupos serão definidos por sorteio.
A partir da segunda etapa os grupos serão definidos de acordo com a classificação do campeonato, ou seja, os melhores colocados do campeonato formam um grupo e os piores outro: 

O número de grupos/baterias será decidido e informado aos pilotos na véspera da etapa e não serão alteradas mesmo em caso de falta de pilotos em uma ou mais baterias/grupo


O piloto que não conseguir participar das baterias de seu grupo não poderá participar de outro grupo. Não haverá trocas de pilotos nos grupos.

.

VII.III - FINAL SPRINT

Nas 7 primeiras etapas do campeonato os 3 primeiros pilotos de cada bateria (dentro da mesma categoria) disputarão uma bateria final com duração de 10 minutos valendo pontos extras no campeonato.

O grid de largada da Final Sprint será definido pelas voltas mais rápidas dos pilotos nas baterias em que se classificaram.

Exemplo: Os 3 pilotos que foram ao pódio na Bateria 1, terão suas melhores voltas dessa bateria usadas para definição do grid da Final Sprint.

 

Caso um piloto chegue entre os 3 primeiros nas 2 baterias que disputar, vale a bateria em que tiver o melhor resultado para fins de classificação para a final Sprint. Se ele chegar na mesma posição nas 2 baterias, vale a que ele fez a volta mais rápida.

 

Neste caso de um piloto chegar entre os 3 primeiros nas 2 baterias, NÃO ABRIRÁ VAGAS para o 4º colocado de nenhuma bateria disputar a Final Sprint. 

Será disputada com 1 piloto a menos.
 

O número máximo de pilotos que disputará a Final Sprint será 18 (3 primeiros Bateria 1 GRUPO A, 3 primeiros Bateria 1 GRUPO B, 3 primeiros Bateria 1 GRUPO LÍDERES, 3 primeiros Bateria 2 GRUPO A, 3 primeiros Bateria 2 GRUPO B, 3 primeiros Bateria 2 GRUPO LÍDERES)

Caso uma etapa tenha 4 grupos na mesma categoria (GRUPO D, com os piores classificados no campeonato) este grupo não terá vagas para a Final Sprint

*A única excessão é caso tenha 4 grupos na primeira Etapa, aí faremos a final Sprint com 24 karts. 
Caso tenha 5 ou mais grupos, se classificarão para a Final Sprint apenas os 2 primeiros de cada bateria, ou apenas os vencedores.

CADA CATEGORIA TERÁ UMA FINAL SPRINT SEGUINDO ESTES CRITÉRIOS

Porém caso alguma categoria tenha apenas 1 grupo de pilotos na etapa, os 6 pilotos qualificados para a Final Sprint (3 primeiros da Bateria 1 e Bateria 2) irão correr contra os qualificados da outra categoria, e a etapa terá apenas 1 Final Sprint largando das últimas posições do grid.

Os pilotos de cada categoria correrão com os lastros de suas categorias e os pontos serão unificados. 
Por exemplo; se o vencedor da Final Sprint foi da categoria Leves e o 2º colocado for da categoria Pesados, o piloto da Leves receberá os pontos do vencedor na classificação de sua categoria e o piloto da Pesados vai receber os pontos do 2º lugar na classificação de sua categoria. Neste caso nenhum piloto da Pesados recebria pontuação de 1º lugar.

Caso algum piloto esteja qualificado na final Sprint nas 2 categorias, ele escolhe com qual lastro vai correr e pontua nas 2 categorias.

Caso a categoria LEVES seja a que tenha apenas 1 grupo de pilotos, que serão inseridos na Final Sprint dos Pesados, todos os pilotos da Leves receberão uma punição de 5 segundos na corrida para compensar a vantagem de peso.

Caso a categoria PESADOS seja a que tenha apenas 1 grupo de pilotos, que serão inseridos na Final Sprint dos Leves, não haverá qualquer punição aplicada.

VII.IV - ÚLTIMA ETAPA DO CAMPEONATO

Na última etapa do campeonato cada grupo de pilotos disputará apenas 1 bateria com 30 minutos de duração.

O grid de largada será definido pela classificação do campeonato, onde o líder larga na pole position, o vice-líder em 2º e assim sucessivamente.

Todo piloto deverá obrigatoriamente fazer 1 (uma) parada para troca de kart, com tempo mínimo de 5 minutos (entre a abertura da volta, a entrada nos boxes, a troca de kart e completar mais uma volta).

O piloto não poderá parar o kart nem andar em um ritmo muito lento na pista (a critério dos fiscais) para “gastar o tempo” a fim de completar a volta de 5 minutos.

Durante a parada nos boxes o piloto deve seguir os seguintes procedimentos:

1- Parar o kart no local sinalizado pelo fiscal.

2- aguardar o fiscal verificar se você está com o número de pesos no kart (se houver) e corporal corretos.

3- Retirar a placa de número, os pesos (caso use) e o sensor do kart que foi usado.

4- Dirigir-se ao primeiro kart na fila dos karts disponíveis e fazer a instalação da placa de número (com os 2 parafusos), os pesos (caso use) e o sensor (preso com o grampo).

5- Sentar no kart e esperar que o fiscal confira se a placa e o sensor estão presos corretamente.

6- O fiscal vai ligar o kart e o piloto pode esperar (caso necessário) próximo à saída do pitlane (sem trancar a saída).

7- Prosseguir para a pista.

O piloto podem ter um ajudante para fazer o procedimento de troca, bem como ajudá-lo na cronometragem de sua parada. 

Caso o piloto não faça a parada no tempo mínimo, ou não faça nenhuma parada será desclassificado da corrida, receberá uma bandeira preta e deverá retirar-se da prova retornando aos boxes com o kart.

O piloto poderá fazer a troca de kart em qualquer momento entre o início e o minuto 20 da prova, quando os boxes serão fechados.

No minuto 15 será mostrado uma bandeira branca para os pilotos, sinalizando que faltam 5 minutos para fechar os boxes.

Em caso de bandeira vermelha os boxes serão fechados e os karts que estavam parados na volta anterior à bandeira vermelha terão seu tempo de parada será pausado e será reiniciado na relargada.

Em caso de quebra de kart na pista, o piloto deverá retirar a placa e o sensor de seu kart e deve retornar a pé e entrar nos boxes pela entrada dos boxes. Caso use lastro. Ele poderá solicitar o número de barras correspondente ao fiscal. E essa troca poderá ser contabilizada como a trocas obrigatória (desde que tenha o tempo de 5 minutos).

VIII. – SISTEMA DE PONTUAÇÃO

VIII.I – SISTEMA DE PONTUAÇÃO BATERIAS 1 e 2


O sistema de pontuação dará pontos aos 20 pilotos de cada bateria e serão distribuídos da seguinte forma:


1º lugar - 25 pontos
2º lugar - 21 pontos
3º lugar -  19 pontos
4º lugar - 17 pontos
5º lugar - 16 pontos
6º lugar - 15 pontos
7º lugar - 14 pontos
8º lugar - 13 pontos
9º lugar - 12 pontos
10º lugar - 11 pontos

11º lugar - 10 pontos

12º lugar - 9 pontos

13º lugar - 8 pontos

14º lugar - 7 pontos

15º lugar - 6 pontos

16º lugar - 5 pontos

17º lugar - 4 pontos

18º lugar - 3 pontos

19º lugar - 2 pontos

20º lugar - 1 ponto

**Em caso de 2 ou mais grupos por etapa todas as baterias terão o mesmo sistema de pontuação. 

VIII.II – SISTEMA DE PONTUAÇÃO FINAL SPRINT


Nas Finais Sprint serão distribuídos pontos para todos pilotos participantes da seguinte forma:

1º lugar = 6 pontos

2º lugar = 5 pontos

3º lugar = 4 pontos

4º lugar = 3 pontos

5º lugar = 2 pontos

6º lugar em diante = 1 ponto 

VIII.III – SISTEMA DE PONTUAÇÃO ÚLTIMA ETAPA DO CAMPEONATO

a temporadaNa última etapa do campeonato, como cada grupo disputará apenas 1 bateria de 30 minutos a pontuação será dobrada com relação à pontuação do item VIII.I.

IX – CAMPEONATO DE ASPIRANTES

 

Na temporada de 2022  teremos uma competição que vai premiar os pilotos que estão começando no kart e/ou ainda em evolução com o campeonato de aspirantes.


Esta competição não se trata de uma categoria extra, com baterias separadas e sim, uma tabela de pontuação baseado apenas nas baterias dos GRUPOS A  e B (de ambas as categorias).

Esta pontuação será válida apenas a partir da 2ª Etapa, até a 8ª Etapa (considerando os 6 melhores resultados).


*Se um piloto participa das duas categorias, vale na tabela de aspirantes, sua maior pontuação. 

Na Etapa 8 do campeonato, os 15 melhores classificados na tabela dos aspirantes irão disputar uma bateria final, com lastro em 90kg e pontuação dobrada para definir o campeão.

X – CAMPEONATO DE EQUIPES

Também teremos um Campeonato de Equipes, porém o formato, regras e inscrições só serão informados após o dia 30/12/2021, quando será definido se o campeonato será com 1 ou 2 categorias.

XI – ORDEM DAS CATEGORIAS E CRONOGRAMA DAS ETAPAS

Será feito um revezamento na ordem de qual categoria correrá primeiro e por último, da seguinte forma:

.

Etapas 1 e 2 = LEVES - PESADOS

Etapas 3 e 4 = PESADOS - LEVES

Etapas 5 e 6 = LEVES - PESADOS

Etapas 7 e 8 = PESADOS - LEVES

*A ordem das baterias dentro da mesma categoria (caso haja mais de uma) será sempre começando com os piores classificados e terminando com os líderes.

X.II. - CRONOGRAMA DAS ETAPAS


- Todas as etapas terão o briefing por vídeo, que será enviado nos grupos de confirmação e no grupo aberto do campeonato.


- As baterias serão marcadas sempre com 25 minutos de diferença entre elas.


- O piloto deve chegar 30 minutos antes do horário de sua bateria, realizar o pagamento e ficar pronto para o início de sua bateria.


- 10 minutos antes da corrida, será feito o sorteio dos karts.

- Como cada piloto correrá 2 baterias elas serão alternadas dentro da categoria, da seguinte forma:

1- BATERIA 1 GRUPO A LEVES

2- BATERIA 1 GRUPO LÍDERES LEVES

3- BATERIA 2 GRUPO A LEVES

4- BATERIA 2 GRUPO LÍDERES LEVES

5- FINAL SPRINT LEVES

6- BATERIA 1 GRUPO A PESADOS

7- BATERIA 1 GRUPO LÍDERES PESADOS

8- BATERIA 2 GRUPO A PESADOS

9- BATERIA 2 GRUPO LÍDERES PESADOS

10- FINAL SPRINT PESADOS

O Não haverá intervalo entre as baterias. Acaba uma e já começa as outra.

Os pilotos já devem estar 100% prontos para sua bateria, enquanto a bateria anterior estiver acontecendo. Não vamos esperar ninguém! 


*O cronograma de todo evento poderá sofrer eventuais atrasos por problemas que podem ocorrer. Mesmo assim recomendamos que todos os pilotos cheguem pelo menos 30 MINUTOS antes do horário de sua corrida, bem como sejam pacientes em caso de atraso de sua bateria.


*Em hipótese alguma uma bateria será atrasada para esperar a chegada de algum piloto faltante.

XIII – DEFINIÇÃO DOS KARTS E LASTRO

A definição de qual kart cada piloto usará em cada etapa será determinado por sorteio feito 10 minutos antes de cada etapa pelo diretor de prova.

O piloto não poderá mexer em nenhuma regulagem do kart além do ajuste do banco, nem pedir para que qualquer funcionário do kartódromo o faça. Caso isso ocorra, o piloto será primeiramente advertido e em caso de insistência será desclassificado.

O campeonato terá 2 categorias, onde cada uma tem uma definição de peso: 80kg na categoria LEVES e 95kg na categoria PESADOS.

Os karts serão lastreados com pesos de 5kg que serão colocados no kart e o máximo de lastro que um piloto pode usar no kart é 20kg.

Caso o piloto não atinja o peso mínimo de sua categoria mesmo com os 20kg de lastro no kart, os pilotos deverão usar pesos no corpo ou no banco do kart afim de atingir o peso mínimo do campeonato.

Após o término da corrida, todos os pilotos deverão pegar seus lastros e DIRIGIR-SE IMEDIATAMENTE até a balança para a realização da pesagem, que será feita nos próximos 10 minutos.


Caso o piloto não vá se pesar em até 10 minutos após o fim da corrida, será considerado último colocado da corrida (receberá os pontos)

O peso do piloto usando todos os equipamentos de corrida (macacão, capacete, luva, etc) + lastro usado em seu kart e no corpo deve ser igual ou maior a 80kg na categoria B80, 90kg na categoria B90 e 100kg na categoria B100, com uma tolerância de 100 gramas a menos sem que o piloto sofra uma punição.

Se a diferença de peso for maior que 100 gramas o piloto será considerado último colocado da corrida (receberá os pontos)

XIV – PROCEDIMENTO DE CORRIDA

Após o sorteio dos karts todos os pilotos devem dirigir-se ao seu kart dentro dos boxes e deve ter conhecimento em qual posição irá largar na corrida.

Quando todos os pilotos estiverem prontos a direção de prova vai autoriza-los a sair dos boxes para a volta de alinhamento, que deve ser feita em velocidade reduzida, e alinhar seu kart no grid na sua posição de largada.

(caso algum piloto falte, sua posição no grid ficará vazia, nenhum piloto vai ganhar posição).

 

Com todos os pilotos alinhados será dada a largada. 

XV – TROCAS DE KART

O piloto que quiser trocar de kart antes do início de sua bateria largará em último e tomará uma punição de 10 segundos na corrida.

Se o piloto trocar de kart durante a corrida, não receberá nenhuma penalização.

Só será permitido troca de kart sem punição antes da corrida se o kart apresentar algum problema que impeça seu funcionamento (não ligar, estiver quebrado, etc)

XVI – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E PUNIÇÕES

Após o término de cada bateria, a organização vai colocar o resultado da corrida, bem como eventuais punições, fixado em um local onde todos possam ver e conferir.

Os pilotos terão 10 minutos para pedir revisão do resultado caso ache que seu resultado na pista está diferente do resultado do cronômetro, ou por qualquer outro motivo.

Se algum piloto pedir revisão do resultado dentro do tempo estabelecido, havendo ou não mudança... o resultado oficial será novamente exposto em local público.

Caso algum piloto se sinta prejudicado em uma corrida por conta de um toque, batida ou manobra, informe ao diretor de prova após a corrida dentro do prazo de 10 minutos ou então converse com o outro piloto que causou o incidente com calma, para que possam resolver tudo da melhor forma possível. Ninguém é piloto profissional e nem dono da verdade, e o intuito do campeonato é divertir-se.

Nenhum tipo de insulto, ofensa, ou agressão a outro piloto ou à organização do campeonato serão tolerados. Nem pessoalmente, nem no grupo do whatsapp ou rede sociais. E caso ocorra, será analisado pela organização que pode aplicar advertência, suspensão e até expulsão do campeonato.

Caso o diretor de prova veja algum incidente de corrida que julgue ser passível de punição, este pode aplicar uma advertência, uma punição ou até desclassificação do piloto.

Atitudes passíveis de advertência: toques leves na traseira do kart de outro piloto, gesticulação excessiva para outros pilotos e/ou direção de prova, etc. Advertência é apenas um aviso para o piloto, não tendo qualquer influência no resultado final.

Atitudes passíveis de punição: reincidência nas ações que resultaram e advertência, ganho de posições resultantes de toques no adversário, provocar acidentes por imprudência ou erro claro.

DIRIGIR-SE A UM FISCAL DE PROVA pós-corrida para reclamar ou questionar algo sobre corrida.

TODA E QUALQUER RECLAMAÇÃO DEVERÁ SER FEITA EXCLUSIVAMENTE COM O DIRETOR DE PROVA.

Em qualquer um dos casos, a punição aplicada será um acréscimo de 10 SEGUNDOS ao tempo final do tempo.

*caso haja um falha do sensor de um piloto punido que não conste seu tempo total na cronometragem, será considerado a posição do kart imediatamente posterior à sua posição de pista + 10 segundos.

Atitudes passíveis de desclassificação: causar deliberadamente um acidente, bater propositalmente seu kart em outro piloto, fazer gestos ofensivos a outros pilotos e/ou à direção de prova.

A decisão do diretor de prova é soberana e deve ser respeitada.

*NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES OU REVISÕES DE RESULTADO APÓS O PRAZO DE 10 MINUTOS DE SUA PUBLICAÇÃO.

XVII – EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PRA CORRER

Todo piloto, obrigatoriamente, deverá usar equipamentos de segurança para correr. Estes são:
- capacete (fornecido gratuitamente pelo kartódromo)


- Luva e balaclava. (O Botequim GP tem balaclava de algodão à venda por R$10,00.)


- macacão: o kartódromo aluga macacão ao preço de R$10,00 por corrida.  

XVIII - PREMIAÇÕES

Em todas as etapas serão entregues medalhas aos 3 primeiros colocados de cada bateria e troféus aos 3 primeiros colocados das FINAIS SPRINT
Ao final da temporada serão entregues troféus para os 3 melhores classificados do campeonato de cada categoria.

 

XIX - REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA NA PISTA E FORA DELA

A Copa Botequim GP de Kart é um campeonato que promove a amizade entre os competidores e isto deve ser sempre colocado acima de qualquer disputa.

Temos apenas um organizador e diretor de prova (além dos fiscais de pista do kartódromo) que, obviamente, não podem ver tudo que acontece na pista. Porém somos todos adultos e contamos com o bom senso de todos.

Todos queremos ganhar, mas é importante ter cuidado e respeito com os adversários para não causarmos nenhum incidente, que possa prejudicar a corrida de outro piloto, e/ou acidente, que possa vir a machucar alguém.

 

Por isso, recomendamos que tenham muito cuidado ao ultrapassar. A preferência da curva é sempre de quem está na frente. Porém, quem está na frente também não pode fechar a porta para quem estiver tentando ultrapassá-lo. Escolha um lado da pista e permaneça nele. Se houver um toque, que resultou em um ganho de posição, tenha bom senso e devolva a posição.

Trate todos sempre com cordialidade e respeito (pilotos, organizadores, fiscais, funcionários do kartódromo, etc) seja pessoalmente, seja nas redes sociais e/ou grupo de whatsapp. Mesmo que tenha se sentido prejudicado dentro da pista.

 

XX – DIREITOS DE IMAGEM

Todos os pilotos inscritos na Copa Botequim GP de Kart autorizam, em caráter imediato e irrevogável, a utilização de suas imagens em todas as redes sociais e site do Botequim GP. O prazo de armazenamento e/ou reprodução das imagens não expira.

XXI - TERMO DE RESPONSABILIDADE

Todo piloto que se inscrever na Copa Botequim GP de Kart está ciente de que se trata de uma atividade de risco.


Assumindo total e plena responsabilidade tanto no âmbito civil como penal, em relação a todo e qualquer acidente que ele venha a sofrer ou causar na disputa do campeonato, isentando a organização de qualquer responsabilidade por danos físicos, emocionais ou materiais que venha a sofrer ou causar.  
Declarando que participa das provas por livre e espontânea vontade e risco, arcando com todas as despesas e ônus que forem causados.


QUANDO O PILOTO CONFIRMAR SUA INSCRIÇÃO NO CAMPEONATO ELE CONFIRMA QUE LEU E CONCORDOU COM TODOS OS ITENS DESTE REGULAMENTO.

*A organização do campeonato poderá alterar itens deste regulamento quando achar necessário, devendo informá-las aos pilotos sempre que fizer.

XXII - CASOS OMISSOS

 

Casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização do campeonato